Sobre a Associação

Fundada em 02 de fevereiro de 1960, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC foi a primeira entidade de classe criada na região metropolitana de São Paulo em uma época de muitas repressões políticas no Brasil, mas também de franco crescimento das indústrias do ABC Paulista.

 

A necessidade de convergência entre engenheiros das prefeituras e profissionais das indústrias e construção civil fizeram com que um grupo de oito fundadores (ligados a grandes indústrias como Rhodia, GM, ZF, Pretoquímica) criassem a primeira reunião para defender os interesses da classe. O encontro aconteceu na Rua Dona Carlota, primeira sede da entidade, localizada na cidade de Santo André. Nascia assim a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC.

 

A mudança para a rua Albertina (foto), 53, atual sede, aconteceu em 1962. O grupo formado por Dino Vezzá (eng. da Prefeitura de SA), Jordão Vechiatti, Conrado Corazza (ex-vereador de São Bernardo) em companhia de outros 200 outros profissionais, negociou diretamente com Francisco Cuoco, loteador da área hoje conhecida como Vila Pires, a chácara onde hoje se localiza a AEAABC. São 9 mil metros quadrados em pleno coração da cidade de Santo André.

 

Desde então, importantes nomes dos setores de engenharia e arquitetura fizeram parte de seu crescimento. Salvador Arena (fundador da Termomecanica) , Ângelo Pelegrino (ex-prefeito de São Caetano), Nelson Maritinho dos Santos (Rhodia) e Nelson Tadeu P. Pereira (Rhodia) são algumas das personalidades presentes em seu hall de eméritos e colaboradores.

Presidente

Eng. Luiz Augusto Moretti

 

Tesoureiro

Engº Marcos Muzatio

 

Secretário

Engº André Sobreira de Araújo

Diretor de Sede

Engº Leandro Fhidell Garcia Sorrilha

Rodrigues

 

 

Administrativo

Fran de Azevedo

Analista Administrativo

Diretor de Esportes

Engº Rui Fausto de Moura